Jurisprudência

A Jurisprudência do mercado de produtos e serviços são normatizados internacionalmente, cada caso deve ser tratado primeiro na jurisprudência para a viabilização dos acordos contratuais e as côrtes internacionais devem ser consultadas no quesito velocidade de julgamento das demandas.

Existem Côrtes que conseguem julgar um processo internacional em 15 dias corridos, como outras que a demanda parece não terminar jamais, quando estamos comercializando no mercado internacional, estamos falando de cargas que envolvem carregamentos de um navios. Não estamos falando de uma simples carga, estamos falando de carga de 50.000 toneladas métricas, que em faturamento spot pode representar 10% a 20% da produção de uma fábrica. Caso exista conflito internacional no produto de uma fábrica, isso com certeza dependendo do tempo da demanda pode falir um fábrica e deixar milhares de empregados na rua.

O papel da jurisprudência em um país serio pode fazer a diferença, pensando-se que o tempo nesse quesito para julgar uma demanda pode ser a válvula de escape para socorrer não só a empresa prejudicada com a estabilidade de uma cidade, que emprega a mão de obra na sua especialidade.

Outro aspecto e a demanda de legislação de fabricação do produto, utilizando normas internacionais de controle de qualidade, uma não conformidade, pode causar um prejuízo enorme se a empresa, não acatar as normas e fiscalizações internacionais, para evitar demandas acordadas, nos contratos de fornecimentos seja de prestações de serviços e ou produtos industrializados.