Logística Multimodal

É importantíssimo o questionamento da logística multimodal para cada produto.

Sabe-se que diversos projetos após a demonstração do estudo de logística, tornam-se inviáveis devido ao alto custo do frete, as opções do mercado entre os modelos de transportes, rodoviários, ferroviários, fluviais e marítimos, pode ser a grande diferença para a viabilização de um bom projeto, tendo ainda a alternativa de construção de complexos de tubulações, que tem custo zero, comparado com outros modelos de transportes, gerador de créditos de carbono, consequência da queima do óleo diesel do motor dos caminhões.

Outro aspecto de suma importância independente do conceito a ser adotado, não sair falando o que não se sabe sobre domínio de conceitos de logísticas, seja utilizando malhas ferroviárias ou outras não importa a sua natureza.

Repetindo um bom projeto dever prever cada detalhe do sua logística de produção, logística de escoamento, logo, o orçamento deve mencionar o custo de cada etapa, principalmente, construção de logística, muito pouco apreciado em PN, citando projetos de envergaduras, sucumbindo com grandes complexos industriais, limitando o enriquecimento do país devido a falta de política e ou de visão técnica desse quesito tão primordial no estudo de viabilidade.

Citando como exemplo exportação de minério de ferro;

Produto na boca da Mina: USD 30,00 / tonelada.

Preço de logística: USD 120,00 / tonelada.

Preço final do Aço carbono estrutural beneficiado na China:

USD 2.000,00 / tonelada, já incluso o frete de volta.