Indústria de Alimentos

O planeta Terra atualmente com uma população de 9 bilhões de pessoas, consome 9 milhões de toneladas de alimentos ao dia, 270 milhões de toneladas mês, 4,5 bilhões de toneladas ao ano.

Considerando-se o desperdício seja pelo manuseio e tecnologia insuficiente para a preservação desse alimento, digamos que necessitamos de produzir 6,0 bilhões de toneladas ao ano para matar a fome somente do homem, sem contar outras espécies de animais.

Um nota interessante somente para fazer a logística desse processo se fosse carregado em navios de 50.000 toneladas, seria o equivalente a dizer que precisaríamos mensalmente de 65.000 navios desse porte. Caso fosse carregado através de ferrovias seriam necessários 65.000.000 de vagões de 100 toneladas, viajando em ferrovias de bitola larga, última geração.

Projetando a complexidade desse item, qual o nível de investimento nas construções dos Portos secos, infra estrutura portuária, fabricação de containers especiais para a indústria de alimentos, projetos da indústria do Agro Negócios, entre outros.

Calculando - se de forma grosseira se o alimento custasse USD 2000,00/ton. Neste quesito poderemos com segurança projetar uma economia na ordem de USD 12 trilhões. Por outro lado a logística multimodal e a infra estrutura portuária poderá ser projetada pelo menos em 10 vezes o valor de consumo, amortizados em prazos entre 20 e 25 anos, ordem de USD 120 trilhões de investimento. Cessando a fome e a miséria do mundo definitivamente.